MATEMÁTICA
1ª AULA – INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS
As tabelas e gráficos estatísticos fazem parte de uma
linguagem universal, uma forma de apresentação de dados para descrever
informações, com o objetivo de produzir no investigador, no público ou no aluno
uma impressão mais rápida e viva do assunto em estudo, os quais nos dias de
hoje podem ser vistos frequentemente ocupando lugar de destaque nos meios de
comunicação escrita e falada. Sendo assim, o recurso da linguagem gráfica torna
possível a organização de dados coletados, utilizando números ao descrever
fatos, promovendo na prática escolar a interdisciplinaridade e a conexão entre diversos
assuntos, facilitando assim, a comparação entre eles, especialmente para
estabelecer conclusões ao apresentar a síntese do levantamento de dados de
forma simples e dinâmica.
GEOGRAFIA
2ª AULA – CRISE AMBIENTAL
- o notável acúmulo de armamentos nucleares
- o acúmulo de gás carbônico na atmosfera
- a contaminação de alimentos por produtos químicos
- crescente poluição dos mares
- o avanço da desertificação
- o desmatamento das florestas
- a extinção de milhares de espécies de vegetais e animais
3ª AULA – MEIOS DE TRANSPORTE
- crise no transporte coletivo e a prioridade no transporte
individual;
- violência no
trânsito;
- trânsito caótico e suas consequências para as cidades;
- Rodoviário;
- Ferroviário;
- Marítimo
BIOLOGIA
4ª AULA – FISIOLOGIA
As questões de Fisiologia e Corpo Humano - cuidado com
o corpo e o autocuidado.
- Sistema digestivo - alimentação saudável.
- Sistema nervoso e o sistema cardiovascular - a interação
de substâncias no organismo e o stress.
5ª AULA - SAÚDE PÚBLICA
Condições de equilibro do corpo.
6ª AULA - ECOLOGIA
1. Estruturas dos ecossistemas
- como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam
com os nutrientes
- o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos
ecossistemas
- ciclo do carbono e
o ciclo de nitrogênio.
7ª AULA - BIOMAS
1- desertificação,
- exploração indevida e temas relacionados.
- o novo código florestal
- Rio+20.
2. Sustentabilidade
- o exame procura com essas questões é entender se o aluno
vem do colégio com uma consciência socioambiental desenvolvida e de que maneira
isso vem sendo trabalhado desde a educação básica.
8ª AULA - ÁGUA
- O tema água é recorrente porque vem sendo discutido
há muitos anos sem apresentar resultados na conscientização.
- Ano 2013 – ano internacional de cooperação pela água
- Água como fonte de vida.
FÍSICA
9ª AULA – ENERGIA
- Relacionando com questões ambientais, como a produção, a
distribuição e a eficiência das diversas matrizes energéticas existentes.
10ª AULA – TEM MUITA FÍSICA NOS MANUAIS DE INSTRUÇÃO
- Documento principal é a Matriz de referências do Enem – habilidades
e competências que o aluno deve apresentar no uso desse conteúdo;
- Uma das habilidades citadas na matriz – adquirir
conhecimentos de física para a compreensão das instruções dos manuais de
usuários dos aparelhos de uso comum.
- Uma competência descrita na Matriz - link entre o conteúdo da sala de aula e o teu
dia a dia.
QUÍMICA
11ª AULA – QUÍMICA AMBIENTAL
- chuva ácida
- poluição,
- combustíveis fósseis,
- energias renováveis, como também assuntos que abordem a
saúde do planeta e do homem. Devido a isto, esta área da química sempre acaba
se relacionando com outras disciplinas como biologia, geografia e física. Será
que isto vai acontecer no Enem 2013 também?
REDAÇÃO
12ª AULA – COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM
- Dissertação é texto do universo comentado;
– O aluno deve ser capaz firmar uma posição com base em bons
argumentos;
- O aluno deve ser capaz de negociar e não de se impor
arbitrariamente;
- Enem faz uma exigência - Necessidade de propor uma
intervenção transformadora para resolver o problema discutido, sem ferir os direitos
humanos;
- O aluno pode emitir a sua opinião, pode. Não pode dar uma
opinião não sustentável, argumentos fracos e afirmações gratuitas são mortais
na redação;
- São necessárias duas grandes competências:
1. Domínio do código linguístico (domínio da linguagem).
2. Repertório de informações
- O aluno deve ler jornais, acompanhar noticiários
internacionais – com olhar crítico.
- Faça um trabalho com texto do tipo Editorial
1. Qual a questão que está sendo discutida?
2. Qual é o partido tomando pelo autor do texto?
3. Que argumentos que ele utilizou para sustentar a opinião
dele?
4. Como que ele rebateu os argumentos contrários?
- Entenda o que é um tema polêmico
ARTES
13ª AULA – ARTES NO ENEM
- Está relacionada a prova de Linguagem de História
- Música, escultura, artes plásticas.
- Pintores:
1. Van Gogh, Guernica (célebre quadro do pintor
espanhol Pablo Picasso),
2. Tarsila do Amaral,
3. Cândido Portinari
4. Anita Malfatti.
5. Andy Warhol,
6. Leonardo da Vinci,
7. Pablo Picasso,
8. Salvador Dalí,
9. Monet,
10. Anita Malfatti, representante do Modernismo.
- Arte Urbana,
- Arte Pré-Histórica
- Arte Conceitual e o famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica.
- Arte Digital, produzida por tecnologias do momento atual.
INTERDISCIPLINAR
- LITERATURA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA.
14ª AULA – A CRISE MUNDIAL DE 2008
- A crise nos EUA – o papel do Estado
- Os avanços sociais
- Teorias econômicas
- O papel dos Bancos
- Como o Brasil tem se comportado na crise
- Manifestações na Europa
- Impactos na vida atual – carga tributária
- Interpretação de gráficos
- Temas para redação
Márcia Helena Sales
85-85744090
Márcia Helena Sales
85-85744090
Nenhum comentário:
Postar um comentário