Como nasceu a Escola da Terra



O QUE É A ESCOLA DA TERRA

A Escola da Terra está situada em Fortaleza, no Ceará, Brasil. Teve como sua idealizadora a professora Márcia Helena Sales, bióloga.
Desde o seu primeiro ano em sala de aula, implantou a atividade extra classe como método alternativo de vivencia do conteúdo a ser trabalhado. A partir de 1986 a Escola da Terra leva alunos e professores pelo Brasil afora, conhecendo Parques nacionais e reservas ecológicas.
A Escola da Terra nasceu a mais de 20 anos, e hoje com experiência em atividades educacionais na área de Educação Ambiental, atende a instituições, abraçando a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, desenvolvendo um leque de atividades sócio-culturais e ambientais.
A Escola da Terra apresenta uma proposta simples, original, ousada e funcional para pessoas de todas as idades com vontade de compreender melhor como funciona a natureza, a dinâmica do aprendizado e a simplicidade de ensinar conteúdos formais e informais.
Com esse objetivo maior, foi criado um programa sócio educacional próprio, amplo e contínuo com propostas de oficinas com atividades para cursos em educação ambiental, cidadania e capacitação profissional; aulas de campo; atividades profissionalizantes e vivências ambientais que se adapte a cada cliente.

EM 1996 - REDE DE ENSINO GEO 

Foi criado o departamento de Educação Ambiental para desenvolver atividades focadas na educação para a cidadania e o respeito ao planeta.

Projeto ECOGEO - Primeiro Departamento de Educação Ambiental em uma escola

Em escolas particulares, a Escola da Terra no dia Mundial de Limpeza das praias
Aula em Campo - Dia Mundial de Limpeza das Praias - Fortaleza - Colégio Antares

NOSSA FILOSOFIA


A Escola da Terra tem como filosofia desenvolver uma consciência conservacionista nas comunidades educacionais do estado do Ceará, bem como proporcionar oportunidades de melhoria na qualidade de vida através de programas específicos de capacitação profissional, aulas de campo e momentos de lazer e educação ambiental/cidadania.
Para tanto o objetivo é planejar e executar programas e projetos que visem o conhecimento e o uso adequado dos recursos naturais costeiros e urbanos; trabalhar com a comunidade local a fim de fornecer maiores informações sobre a conservação do ambiente e a geração de empregos através de capacitação profissional e oficinas alternativas; promover o intercâmbio técnico-científico com instituições nacionais e internacionais; firmar convênios e acordos visando a execução de seus objetivos.

Educação Ambiental nas dunas da APA da Barra do Cauipe.
Aula em Campo na APA da Barra do Cauipe - CE

Aula em campo nas APAs da Serra de Maranguape
Alongamento e aquecimento - Cidade de Maranguape- Ceará - 

Museu da Cachaça- Maranguape - CE




Aula em campo na APA da Serra de Pacatuba






Márcia Sales
Deseja conhecer a Escola da Terra?
Ligue: 85-85744090 ou 85-97342125