quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PROJETO FERNANDO DE NORONHA - BRASIL

Estivemos em vários Parques Nacionais com a Escola da Terra - NEA

O que são Parques Nacionais?

Parques Nacionais são áreas destinadas à proteção e conservação ambiental, ou seja, da fauna, flora e outros recursos naturais (rios, lagos, formações rochosas, etc). São áreas que podem ser usadas para visitação turística (turismo ecológico), sem que haja qualquer prejuízo aos ecossistemas. Servem também para a realização de pesquisas científicas e projetos educacionais. Estes parques, que podem ser municipais, estaduais ou federais, são protegidos por lei. Como são de domínio público, as visitas são permitidas, porém controladas.

Parque Nacional de Fernando de Noronha - Pernambuco - Brasil

Vista Panorâmica - sobre voando a Ilha



O PROJETO:






Foram quatro meses de aulas teóricas e práticas com os alunos que iriam à Fernando de Noronha.


Nosso projeto científico constava de:


- Curso de Biogeografia do Arquipélogo
- Curso de Biologia Marinha - participaram como professores e colaboradores o Projeto TAMAR, na pessoa do coordenador geral para o Ceará, Eduardo; o especialista em tubarões do Instituto de Ciências do Mar; Marcelo Xeu, professor de mergulho; e eu professora Márcia Helena.
- Curso de História - conhecendo a História de Fernando de Noronha, com o professor Marcondes Saraiva
- Projeto gráfico e de Internet - Fabio Cesar Arruda e Raison


Éramos a primeira escola do Ceará a colocar on line uma aula em campo, disponibilizando para quem ficasse em Fortaleza. Lembrando realizamos esse projeto em 1997.


Apresentação do Projeto Noronha aos pais e Diretores da Rede de Ensino GEO- profa. Márcia Helena Sales




Representante da Rede de Ensino GEO falando aos pais


CURSO DE BIOLOGIA MARINHA DO PROJETO FERNANDO DE NORONHA
Projeto Científico: Márcia Helena Sales

 O curso de Biologia Marinha sob a coordenação da professora Márcia Helena Sales teve como programa:
- Biogeografia da região
- Espécimes marinhas: peixes, crustáceas, aves, répteis, mamíferos
- Projetos desenvolvidos na Ilha: TAMAR, tubarões
- Pesca submarinha

Aula teórica de mergulho - Projeto Netuno - Engenheiro de Pesca - Xéu

Aula de Biologia Marinha-Projeto TAMAR - coordenador Regional- Engenheiro de Pesca -Eduardo



Curso de Biologia Marinha - Biologia de tubarões - Instituto do Mar -UFC





Vila dos Remédios - Fernando de Noronha - Pernambuco
Podemos ver na foto acima a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a casa no estilo colonial do administrador da Ilha.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Palácio de São Miguel - casa em estilo colonial- casa do administrador da Ilha



Enseada dos Golfinhos

Pedra do Roncador - Enseada dos Golfinhos


Nas duas foto seguintes e abaixo, estamos observando a desova de tartarugas marinhas ao entardecer. Somos ao todo vinte e cinco alunos e quatro educadores: uma bióloga, um historiador, um especialista em comunicação on line, um supervisor de informática.

Biólogo do Projeto TAMAR auxiliando na eclosão dos ovos

Professora Márcia como os alunos no momento da eclosão dos ovos e da saída das tartarugas para o mar.

Gostou do Projeto?
Podemos elaborar um para sua escola
Fale conosco: (85)85744090

AULA EM CAMPO NO MUSEU DA CACHAÇA - MARANGUAPE - CEARÁ

Entrada do Museu - Tonel



Add caption



Orientação aos alunos na entrada do Museu da Cachaça







O maior tonel do mundo!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

APA DE MARANGUAPE - CEARÁ - NORDESTE DO BRASIL




A partir da cota 100, até a linha da serra, limite com o município de Caucaia. O município possui uma área de 654,8 quilômetros quadrados e localiza-se na região Metropolitana, a 26 quilômetros de Fortaleza. O acesso à APA se dá pelas CE 065, CE 475 e CE 060.
Maranguape, com suas belas praças, parques e com um enorme patrimônio histórico, está se transformando em local privilegiado de convívio e lazer. A palavra Maranguape tem origem Tupi e significa Vale da Batalha.
História do Município
O município de Maranguape integra o século dos descobrimentos, sob o domínio holandês com a expedição de Mathias Beck em 1649.





A Área de Proteção Ambiental da Serra de Maranguape foi criada pelo Poder Público Municipal a partir da Lei Nº 1168, de 08 de julho de 1993, visando um melhor controle sobre o ecossistema da serra. Tem por objetivos específicos proteger as comunidades bióticas nativas, as nascentes, as vertentes e os solos além de proporcionar à população da área métodos e técnicas apropriados ao uso do solo, de maneira a não interferir no funcionamento dos refúgios ecológicos e desenvolver junto a comunidade uma consciência ecológica e conservacionista. Mesmo tendo sido criada em 1993, só a partir de 1998, começaram as primeiras ações com vista à implantação da referida APA sendo criado o Comitê Gestor da APA, que é o responsável pelo gerenciamento, apenas em junho de 1999.





Encontram-se na APA da Serra de Maranguape áreas remanescentes de mata Atlântica, vegetação predominante no Brasil em 1500. Maranguape integra o século dos descobrimentos, sob o domínio holandês da expedição de Matias Beck, em 1649. Vale salientar que até o final do século XVII os índios potiguaras permaneceram donos dessas terras.
Maranguape, situada a aproximadamente 27 km de Fortaleza, com suas belas praças, parques e com um enorme patrimônio histórico, está se transformando em local privilegiado de convívio e lazer. Algumas empresas, Ongs e condutores individuais oferecem o serviço de condução de trilhas. Para mais informações consulte o tópico “telefones úteis” no final do texto.






ECOSSISTEMA
Serra Úmida

ATRATIVOS NATURAIS e OPÇÕES DE LAZER
Pedra Rajada – principal atrativo, entre 500 a 700 metros de altitude. Procurado para a prática de vôo livre, do seu topo se tem a visão da serra de Maranguape, do Laje do Cume, do mar e da cidade de Fortaleza.
Trilha do Açude Bragantino
Trilha do Sítio Boa Vista
Trilha do Sítio São Paulo
Trilha da Pedra do Derretido – 08 Km – 06 h – Mirante da
Linha e da Pedra do Derretido (1974), Lago Encantado, Mata Úmida, Olho D’água, Represa do Sítio Aconchego
Trekking, rappel, motocross, off road, vôo livre e parapente.
Parque Ecológico professor Renato Braga – onde funcionava o antigo posto de fomento do Ibama. Possui 7,52 hectares – Av. Stênio Gomes, s/n – na saída para o município de Canindé,












Quer conhecer a Escola da Terra?
Ligue: 85-85744090 ou 85-97342125
Fale com Márcia Sales

TRILHA NA SERRA DE MARANGUAPE - CEARÁ - BRASIL






HISTÓRIA DE MARANGUAPE



1649
Maranguape, originalmente terra dos potiguaras, viu o branco chegar na expedição do holandês Mathias Beck, em 1649, e dominar sua verdejante terra durante cinco anos, quando foi expulso do Brasil.
Para a Coroa Portuguesa, aquele pedaço de Brasil não devia parecer interessante o suficiente para ser imediatamente ocupado, pois somente nos primeiros anos do século XVIII foram iniciadas as concessões de sesmarias.
Os primeiros beneficiados foram Pedro da Silva e Amaro Morais, que em 1707 tomaram posse do quinhão doado, até que outros vieram substituí-los.
Suas origens remontam aos estágios da pré-colonização, com o nome de Maragoab, conforme cartografia antiga.

Século XIX
O processo definitivo de povoamento das terras de Maranguape somente ocorreu no despertar do século XIX, com a chegada do português Joaquim Lopes de Abreu.
Com Abreu nasceu o núcleo original da atual cidade de Maranguape, um arruado à margem esquerda do riacho Pirapora, ao lado de uma capelinha a Nossa Senhora da Penha, erguida pelo colonizador lusitano para que os moradores das suas terras pudessem rezar.
O aglomerado recebeu o nome de Alto da Vila, hoje denominado Outra Banda. Em 1760 foi rebatizado como Maranguape.




1849
As primeiras manifestações de apoio eclesial decorrem de Lei Provincial nº 485, de 4 de agosto de 1849. A primitiva capela, que teve como padroeira Nossa Senhora da Penha. situava-se à margem direita do Riacho Pirapora, no lugar posteriormente denominado de Outra Banda.
Por falta de condições físicas, a primeira capela foi demolida e, logo em seguida, foi construído um templo com estruturas mais amplas. As obras foram suspensas por motivo de desavenças entre os habitantes de Outra Banda e moradores da margem esquerda do riacho Pirapora.
A questão girava em torno do padroeiro cuja preferência se dividia entre Nossa Senhora da Penha e São Sebastião. Resultou, então, o impasse a edificação do templo dedicado a São Sebastião e o reerguimento da extinta capela em honra de Nossa Senhora da Penha, dividindo-se também o padroado.




1851
Maranguape foi elevado à categoria de Vila em 17 de novembro de 1851.

1869
Em 1869, Maranguape ganhou o status de Cidade, emancipando-se de Fortaleza.
















Gostou?
Deseja conhecer nossos projetos?
Ligue: 85-85744090 ou 85-97342125
Fale com Márcia Sales