terça-feira, 6 de dezembro de 2011

APA DE MARANGUAPE - CEARÁ - NORDESTE DO BRASIL




A partir da cota 100, até a linha da serra, limite com o município de Caucaia. O município possui uma área de 654,8 quilômetros quadrados e localiza-se na região Metropolitana, a 26 quilômetros de Fortaleza. O acesso à APA se dá pelas CE 065, CE 475 e CE 060.
Maranguape, com suas belas praças, parques e com um enorme patrimônio histórico, está se transformando em local privilegiado de convívio e lazer. A palavra Maranguape tem origem Tupi e significa Vale da Batalha.
História do Município
O município de Maranguape integra o século dos descobrimentos, sob o domínio holandês com a expedição de Mathias Beck em 1649.





A Área de Proteção Ambiental da Serra de Maranguape foi criada pelo Poder Público Municipal a partir da Lei Nº 1168, de 08 de julho de 1993, visando um melhor controle sobre o ecossistema da serra. Tem por objetivos específicos proteger as comunidades bióticas nativas, as nascentes, as vertentes e os solos além de proporcionar à população da área métodos e técnicas apropriados ao uso do solo, de maneira a não interferir no funcionamento dos refúgios ecológicos e desenvolver junto a comunidade uma consciência ecológica e conservacionista. Mesmo tendo sido criada em 1993, só a partir de 1998, começaram as primeiras ações com vista à implantação da referida APA sendo criado o Comitê Gestor da APA, que é o responsável pelo gerenciamento, apenas em junho de 1999.





Encontram-se na APA da Serra de Maranguape áreas remanescentes de mata Atlântica, vegetação predominante no Brasil em 1500. Maranguape integra o século dos descobrimentos, sob o domínio holandês da expedição de Matias Beck, em 1649. Vale salientar que até o final do século XVII os índios potiguaras permaneceram donos dessas terras.
Maranguape, situada a aproximadamente 27 km de Fortaleza, com suas belas praças, parques e com um enorme patrimônio histórico, está se transformando em local privilegiado de convívio e lazer. Algumas empresas, Ongs e condutores individuais oferecem o serviço de condução de trilhas. Para mais informações consulte o tópico “telefones úteis” no final do texto.






ECOSSISTEMA
Serra Úmida

ATRATIVOS NATURAIS e OPÇÕES DE LAZER
Pedra Rajada – principal atrativo, entre 500 a 700 metros de altitude. Procurado para a prática de vôo livre, do seu topo se tem a visão da serra de Maranguape, do Laje do Cume, do mar e da cidade de Fortaleza.
Trilha do Açude Bragantino
Trilha do Sítio Boa Vista
Trilha do Sítio São Paulo
Trilha da Pedra do Derretido – 08 Km – 06 h – Mirante da
Linha e da Pedra do Derretido (1974), Lago Encantado, Mata Úmida, Olho D’água, Represa do Sítio Aconchego
Trekking, rappel, motocross, off road, vôo livre e parapente.
Parque Ecológico professor Renato Braga – onde funcionava o antigo posto de fomento do Ibama. Possui 7,52 hectares – Av. Stênio Gomes, s/n – na saída para o município de Canindé,












Quer conhecer a Escola da Terra?
Ligue: 85-85744090 ou 85-97342125
Fale com Márcia Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário